Monday, November 27, 2006

Assalariadas de grife

Eu queria saber o motivo pelo qual toda pessoa que trabalha numa loja de grife se sinta a última bolacha do pacote. Afinal, quais as razões para tanta petulância? São pobres como a maioria, assaliariados como 99,9% da população brasileira e a maioria não tem nem dinheiro para comprar as roupas que vende. Há desculpas para ser tão nariz-empinado?
Certo natal, eu fui numa loja muito cara que só vende roupas de marca. Fui comprar um presente para o meu Princípe e me apaixonei por uma camiseta linda, que custava quase R$ 60,00. Entrei na loja e abordei a primeira vendedora que vi.
- Oi, eu queria ver aquela camiseta vermelha tamanho M.
Ela, com uma cara de nojo sem igual, me olhou de cima abaixo e disse:
- Você quer saber o preço?
- Não, querida, o preço está numa etiqueta colada na camiseta e eu sei ler. Agora você pode pegar a camiseta para me mostrar?
Outro dia, entrei em uma loja carérrrima pra perguntar o preço de um vestido que, diga-se de passagem, é só um pedaço de pano. A mocinha me fala, com um olhar superior:
- R$ 89,90.
- Nossa, só abaixou 10 centavos desde a última vez em que vim aqui?
- É porque é lançamento.
- Amor, não é lançamento coisa nenhuma. Esse vestido tá encalhado nessa vitrine desde a Queima Total, que foi no meio do ano.
Tem fundamento uma coisa dessas? Sem contar coisas mais horriveis ainda que as vendedoras falam, estilo "Você quer experimentar, mas vai comprar?" ou "Não mexe aí porque você vai bagunçar e não vai comprar nada!".
Eu acho que antes de pessoas assim começarem a trabalhar deveria haver um código sobre como tratar bem as pessoas que entram na loja, independente de comprar alguma coisa ou não. E também um lembrete de que ninguém tem o direito de humilhar ninguém e se você for uma mera assalariada, pior ainda: um motivo a mais para você não se achar a última garrafinha de água no deserto.

2 comments:

she said...

Nossa, graças a Deus eu nunca ouvi nenhuma dessas pérolas, mas também, passo longe de roupas de grife, tenho dinheiro pra isso não...

Haya said...

O pior é quando eles pegam o mesmo busão que vc pra ir embora pra casa. Me morro com isso...
Beijo, gataaaaaaaa!!!