Sunday, March 09, 2008

Auto-Ajuda

Eu não entendo muito bem qual é a dos livros de auto-ajuda. Eles tem fundamentos bastante verdadeiros, mas na hora de aplicar na vida prática, os conselhos se tornam infinitamnte longe da realidade. Não dá para ser altruísta ao tempo todo, nem perdoar todo mundo que nos magoou num passe de mágica. Dá, é claro, para rever algumas posições que a gente têm, mas isso é um processo muito longo e demorado.
Não sou muito chegada nesse tipo de literatura pelos simples fato de que eu sou eu e você é você. Ninguém é igual a ninguém. Não somos seres que seguem um padrão como uma enorme linha de produção. Cada um tem suas particularidades e um conselho enlatado não funciona com todo mundo.
Não tenho nada contra quem lê esses livros. Acho que toda ajuda é bem-vinda. Se ler "Quem mexeu no meu queijo?" te torna uma pessoa melhor, por que não lê-lo? Eu, no entanto, não me encaixo nesse perfil e os grandes pensamentos que me fizeram refletir foram econtrados em histórias de ficção, como esta aqui:

"Isto acima de tudo: que o teu eu seja sincero..." Shakespeare/Hamlet

15 comments:

caracol menina ~° said...

exatamente. é por isso q meu namorado o d e i a esses livros.

Amanda Beatriz said...

tb não curto esses livros, apesar de ter qse todos do Paulo Coelho, hehehe!
mas Shakespeare é o que há!
vi que vc conseguiu comentar no meu blog!
e depois olha teu e-mail do hotmail!
beijos!

Anonymous said...

Também não me animo com esse tipo de literatura, mesmo porque a pessoa que escreve não tá sabendo como anda a sua vida, e aquilo que ela escreve quase nunca se encaixa. E outra: quem vive a minha vida sou eu, fica fácil alguém chegar e dizer "faça isso". Eu que vou fazer, né? Também não leio não.
Beijo.

Julis said...

Eu vou ser bem sincera: odeio livros de auto ajuda. Outro dia dei uma folhada no "O Segredo" e achei uma grande besteira.
Falar em livros, vou te contar o que eu descobri ontem...
Sabia que "Desespero" tem em filme tb? Passou ontem na HBO mas eu não terminei de ver pq já era mto tarde, domingo vai passar de novo.
E ficou bem adptado viu
Beijos

Stella said...

(Auto-)Ajuda só de Deus (ou seja o nome que se preferir dar à força que nos rege)...

Pode parecer carola dizer isso, mas se não confiarmos em nós e não tivermos um pouco de fé, livro algum vai nos trazer a felicidade!...



Estava sentindo falta de vir aqui, no seu cantinho, Amanda!

Um abração, querida!

Ana Paula Vieira said...

tb naum acretido mto nestes livros, ninguém eh igual a ninguem, a melhor forma de se auto ajudar eh conhecer a si mesmo primeiro.
Bjs
=D

Kamilla Barcelos said...

Detesto livro de auto-ajuda, no fim eles não ajudam em nada!

Esyath said...

Amandita

eu também não curto muito esses livros de auto-ajuda, na minha opinião, estão se tornando muito repetitivos, afinal, o que dá a alguém o direito de achar que sabe o "caminho da luz", para organizar a vida de outras pessoas e as tornarem melhores? Claro... aqui acolá, existe algum livro bom... Sei que é preconceito... Mas não sou falsa para negar uma das muitas péssimas facetas de minha personalidade... Não gosto de autores de autoa-juda... acho qu e hoje em dia muita gente escreve uma ou duas frases de efeito, e já sai por aí se proclamando autor de "auto-ajuda"... Humpf...

Ajuda mesmo é a frase de Shakespeare! Ótimo conselho...

Beijos (Des)conexos!;)

Bill Falcão said...

Veja como as pessoas estão perdidas nesse mundo, Amanda!
Shakespeare não vende nem 10 por cento desse pessoal aí! São todos milionários. Assim, é moleza dar conselhos!
Bjooossss!!!

Jaya Magalhães said...

É basicamente essa minha opinião.
Rs.

Mandinha, flor!

Saudades imensas daqui. De você. De tudo. Espero em breve voltar e te acompanhar direitinho.

Não some!

Beijocas.

Crispi. said...

Eu sempre demoro muuuuito pra ler esses livros. Quando não acho uma clarice lispector, e abandono esses no meio do caminho.
Beijos :*

caracol menina ~° said...

Não passei não.

Bill Falcão said...

Amanda, citei você no meu post de aniversário de hoje. "As Curvas da Estrada de Santos" me levaram bem longe, e eu devo isso a uma visita que você me fez, um dia!
Grande bjooooooooo!!!!!!!

http://rebecadantas.com said...

Oi? tem alguém aí?

http://rebecadantas.com said...
This comment has been removed by the author.