Sunday, July 20, 2008

Imaturidade? Maybe...


Eu, viciada pela série One Three Hill (Lances da Vida, aqui no Brasil), fiquei analisando as semelhanças e as diferenças entre ela e a "Malhação". A conclusão que eu cheguei não foi otimista.
One Three Hill é bem parecida com Malhação. A história também se passa em torno dos alunos de um colégio e os dramas são parecidos com a novela made in Brazil: casamento e gravidez na juventude, psicopatas da internet, etc. Mas a semelhança pára por aí. O jeito com que esses assuntos são abordados em One Three Hill é mais inteligente. Também não há vilãs ou vilões: existem pessoas que fizeram más escolhas ou que fizeram o que era melhor para elas sem pensar nos outros. A trama toda é mais adulta, apesar de girar em torno de adolescentes. Por que Malhação não é assim?
Acho que a resposta está na alienação dos jovens brasileiros. Não consigo achar explicação melhor para quem assiste a mesma história há anos. Malhação está no ar porque tem quem a assista sem pensar que os jovens não são nada do que aparece ali e que a vida não gira em torno de namoricos. Talvez por isso os EUA ainda seja o país mais forte do mundo. Desde cedo os jovens assistem algo que os faz pensar, ao contrário dos brasileiros, que assistem Malhação e acham super legal. Baaah!

PS. Alguém anônimo fez um comentário diferente sobre a mídia. A opinião era a de que o tipo de exposição (tema do último post) era positiva porque fazia alguma coisa mudar. Anônimo, concordo em partes com seu ponto de vista. A mídia é e deve ser uma ferramenta para as pessoas se conscientizarem e, a partir daí, mudarem algo. Mas não é necessário cutucar as vísceras dos outros para essa mudança acontecer. Acredito que entrevistas de bom nível, feitas com intuito de "acordar" a sociedade trazem mais resultados do que o show de horrores que a gente vê por aí.

15 comments:

Camila said...

Aii flor... Não liga para os post's anonimos não hahaha
SUPER CHATOS MAS EXISTEM!

E eu sei que todo mudno tem um momento EMO hahaha
beijão

Anonymous said...

Eu nunca assisti Malhação, mas se eu te disser que todo mundo que já ouvi que dizia que amava (desde a minha época de adolescente até hoje) não fazia nada da vida. Faz sentido, né? Vida vazia, vai achar que essa novelinha fora da realidade é legal. Ha.
Beijo.

Julis said...

Eu gosto das suas dicas pq seus gostos são praticamente identicos aos meus, ainda não vi esse seriado mas agora que vc escreveu sobre, vou procurar pra ver se gosto e depois te digo que achei.
Mandinha, achei no Sebo "O Iluminado" do S.K. por sete reais, mto bom o livro e dá mto mais medo que o filme rsrsrsrs

Beijosssssssssss e não some, please!

caracol menina ~° said...

adro essa série tb.

Olha, discordo de vc qdo diz q os jovens dos estados unidos.
Não há relação entre as séries de lá com juventude forte, pq e eu saiba, a intensão da série é entreter, como malhação.

Os jovens estão tendo uma edusação tão ruim qto os brasileiros. à base de entrenimento.

O mundo todo está errado, se assim for.

caracol menina ~° said...

a, esqueci da parte dos jovens dos estados unidos: que são mais fortes.

Ana Paula Vieira said...

eu num sou mto fã de One three hill, mas confesso q os seriados norte-americamos dão de dez a zero nos brasileiros
e malhação já era há mto tempo, eh do tempo da minha avó, o problema eh q a globo num quer investir em coisas novas, soh isso

bjs
=D

Thais Bueno said...

=) Eu não assisto Lances da vida[?] sempre, mas eu acho legal... não é tão infantilizado quanto malhação...

sei lá, malhação é sempre a mesma coisa, vilãozinho se arrepende no fim da temporada... eu assistia quando era beeeem mais nova e já achava chatinho.

Garota Enxaqueca said...

Concordo com vc... Mas não são somente os jovens brasileiros que estão alienados... É um mal do povo brasileiro... É mais do mesmo, sabe??

Besos...

Amanda Beatriz said...

nunca assisti essa série, mas concordo que Malhação já deu o que tinha que dar faz tempo!
beijos!

Kamilla Barcelos said...

Nunca assisti Lances da Vida, talvez assistiria se pudesse ver desde o seu início. Já Malhação, cansei-me de sua receita pronta que nunca muda, somente os atores!

Patrícia. said...

Já ouvi falar dessa série, mas nunca parei pra ver realmente. Sobre malhação, teve um tempo que era bem bacana, eu adorava! Mas ultimamente, parece que 'agarrou o disco', é sempre a mesma coisa: casal apaixonada não pode ficar junto por causa da menina má, o mais pobrinho é apaixonada pela menina má e no final fica tudo flores..tudo bem!

Ah, ninguém merece né? :)

Beijos! E muito bacana o blog ;D

Esyath said...

Amandita,


creio que infelizmente a cultura brasileira de modo geral é alienada... quantos livros o brasileiro lê em média por ano?
Quantas vezes se dedica a estudar música, história, literatura ou política, ao invés de ficar aprendendo a sambar nu no mês de fevereiro?
O brasileiro não está acostumado a encontrar prazer em atividades que o despertem para o raciocínio... por quê na tv seria diferente?

Beijos (Des)conexos!

Anonymous said...

Nossa!
Eu sou completamente apaixonada por One Tree Hill. Só que não assisto pela TV, baixo por aki mesmo, pela net. Não que eu seja "alienada". Mas a série é muito boa. Ela envolve as pessoas (até minha mãe assiste)...
Não tem como não se apaixonar...no momento assisti a quinta temporada, e tou esperando sair a sexta.
Não gosto muito de assitir no SBT, porque além de ficarem repetindo episódios, não transmitem a série na sequência.
E quanto à malhação, não sei o que as pessoas vêem de legal, porque a única coisa que muda com o passar dos anos, são os personagens...eauehaueh, e quanto a história, sempre é a mesma.
A verdade é que as Séries são bem produzidas, têm conteúdo.
Desculpa por tagarelar tanto aqui, mais gostei do seu blog...
Parabéns!
Volto mais vezes
bjos.

Elis said...

Adorei o post, eu penso muito parecido com você!
Malhação mostra um mundo que não é real, por mais que queiram colocar temas polêmicos (aids, gravidez na adolescência e outros que ja passaram por la) não mostra o que o jovem brasileiro é.
Primeiro, o vestibular é uma citação e estudar pra ele é desnecessário, no final todos viajam para a Europa e vivem felizes para sempre porque são ricos e não precisam estudar. Depois, nada de problemas sem solução, se o casal se ama vai ficar junto, se seus pais te ignoram, no final vocês vivem felizes para sempre...
Esse é o problema, Malhação ilude. Quem assiste e não sabe criicar acha que é tudo perfeito... Dá pena!

caracol menina ~° said...

Se vc quiser saber, meu blog é: WWW.MIRABOLANDIA.BLOGGSPOT.COM

Não mais O céu de Solin ou Debaixo dos caracois/Psicofilosofias...

bj