Thursday, July 10, 2008

Diante da dor dos outros*


Eu, que durmo e acordo com a televisão ligada, hoje acordei com um susto: um choro horroroso, um desespero imenso, uma coisa insana. Meio sonolenta, abri os olhos e vi uma cena grotesca: os pais do menino João Roberto, que morreu com tiros disparados pela polícia, chorando a morte ainda muito recente do filho pequeno, enquanto a detestável Ana Maria Brega, ops!, Braga, fingia confortar, mas na verdade cutucava ainda mais a ferida para ver se rendia alguns pontos de audiência do seu falido programa.
Não gosto de falar no blog sobre as tragédias cotidianas que acontecem o tempo no mundo, até por que sempre vai ter algo tenebroso acontecendo. O que me deixou enojada foi o fato de a Globo - a grande Globo, correta e certinha - ter se prestado a esse papel tão desumano de explorar a dor da forma que explorou.
O título desse texto é um livro da Susan Sontag, que fala como a dor alheia nos sensibiliza tão superficialmente. É a mais pura verdade: a gente vê uma tragédia, fala "oh, que coisa terrível" e a vida segue como se nada tivesse acontecido. Os que realmente sofrem com as perdas são as famílias mutiladas e para sempre desestruturadas. Mas, o que fazer se dar de ombros é a ordem geral? Na minha opinião, no minímo, respeitar. Coisa que a Ana Maria Braga não fez.

12 comments:

Ana Paula Vieira said...

concordo com vc em genero, numero e grau. esse povo ai da tv soh q aparecer, dizer q conforta, q ajuda, mas eles qrem ibope, nd mais q isso, eu tenho dó das pessoas q sofrem q as vezes se prestam a um papel, tao baixo

Bjs
=D

Amanda Beatriz said...

não dá mais p/ esperar da TV algum tipo de compreensão em relação à nada! elas são regidas pelo poder do ibope e que se dane o resto, infelizmente!
beijos!

Julis said...

Amiga a verdade é que brasileiro a-do-ra ver uma tragédia, quer mais do que a menina Isabella? Sai de uma tragédia e pegam outra pq aquela já esfriou!

Kamilla Barcelos said...

Eu detesto imprensa sensacionalista!
Abusa dos sentimentos alheios, fingindo ser bom samaritano!

Anonymous said...

Ooi!
Cheguei aqui por acaso no seu blog.
A Tv brasileira é assim mesmo. Por outro lado, já perdi alguém querido por causa da violência e sou a favor das famílias que dão essas entrevistas, mesmo que para programas sensacionalistas. Eu mesma iria querer prestar entrevistas por mais que doesse, mostrar a minha dor de verdade, pois acho que essa é uma forma de sensibilizar mais algumas pessoas e é assim que surgem os manifestos e as exigências para que as leis mudem.

Tomo por exemplo o caso Gabriela Prado, através do qual foi aprovado o projeto de lei que altera alguns itens importantes na lei. Foi um projeto de iniciativa pública que contou com mais de 1 milhão de assinaturas. Se a família da Gabriela nunca tivesse se exposto em tais programas e nunca tivesse mostrado sua dor ao país nunca teríamos atingido esse objetivo. Acho que nessas horas devemos ignorar o fato de a mídia ser sensacionalista e não nos esconder, mostrar nossa dor o mais transparentemente possível que assim com certeza mais pessoas se sensibilizam e se movem em exigência de melhorias nesse nosso país. Já participei de organização de manifestos e é exatamente assim que acontece, pouco a pouco a gente vai conseguindo melhorias para todos exigindo do governo aquilo que ele nos deve. Se a mídia não existisse com esse sensacionalismo todo a gente nunca teria conseguido atingir alguns objetivos importantes para o bem de todos, dificilmente teríamos sensibilizado alguém para se manifestar e exigir providências.

É isso. rs. Só não "condeno" a mídia porque vejo os dois lados da moeda.

Abraços.

Thais Bueno said...

E o q vc acha q a globo fez com o caso daquela menina isabella?
explorou até nao aguentar mais o gosto por tragédias q o brasileiro tem.

e acho isso uma falta de caráter tao enorme!

caracol menina ~° said...

e nem fará se continuar a trabalhar na Globo.
Tenho várias opiniões sobre mídia, violência, etc. Mas só digo algo que já falei no blog: qdo alguém morre, sempre outra pessoa sai ganhando c isso. É duro, é seco de ouvir e admitir isto. Achei que meu professor, ao flar isso fosse um pessimista, mas é a pura verdade.

Anonymous said...

Parabens para Annymous said...

Finalmente li algo intelegivel, que alerta a multidão 'a compartilhar da dor alheia, que mais cedo ou mais tarde, paodera' ser sua...

A midia e' um mal necessario, sempre sera', logico que dela se extrai o bom e o ruim, mas ambos são necessarios para o auto-conhecimento e auto-afirmação... Alguem ai' concorda ?

Valeu pra mim Anonymous...

Vozelinha

Anonymous said...

Vozelinha explica.

Desculpem pelo ~intelegivel. Quiz dizer inteligente.
Estava eu escrevendo um artigo a lapis, e outro no meu teclado.

Que ma;ada...
Ai` vai meu pedido de desculpas a todos os leitores/as.
Vozelinha78

Gi said...

Cheguei aqui nem sei como rsrsrsrs

Mas achei interessante o post, e é a pura verdade... Foi uma cena deprimente, e pensei o mesmo que você enquanto assistia ao programa.

Na verdade, eu nem assiti até o fim, tamanha foi a minha revolta.

Detalhe: Todos os telejornais da emissora reprisaram a entrevista.

É certo que eles deram a entrevista por vontade própria. Mas acho que não precisava ela ter cutucado tanto...

Camila said...

eu concordo com voce!
Faz um certo tempo que deixei de me preucupar em ver jornais e programas de televisão..
Só filme e series mesmo
FICO ABSMADA COM O MUNDO DE HOJE
dá até vergonha....

Anonymous said...

Mas assistir tv, digo, programas cotidianos, desses que passam na tv aberta, de noticiário e fofocas, ultimamente são só isso, você já reparou? Claro, São Paulo é uma grande cidade, acontecem muitos assaltos, mortes.... mas te pergunto, tem que ser uma coisa tão explorada pela mídia? Onde estão os assuntos bons?
Beijo.