Friday, May 11, 2007

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
(Inciso IX do Artigo 5 da Constituição Federal Brasileira)

O que o Roberto Carlos fez essa semana foi digno de asco e muitas náuseas. Eu, como estudante de jornalismo, que ouço todo santo dia que existe liberdade de imprensa (coisa que não havia nas décadas de ditadura) fiquei estarrecida diante da demonstração da falta de bom senso desse suposto “rei” da música brasileira.
Até entendo que ele não tenha gostado de sua biografia não autorizada. Até entenderia se ele pedisse para retirar alguns trechos. Mas embargar todos os exemplares já é demais! Quem ele pensa que é? O dono do mundo? Se ele se sente tão incomodado com a exposição, ele que pensasse duas vezes antes de virar cantor. Pois toda pessoa pública é alvo de comentários, fofocas, intrigas, boatos, curiosidade e também (e por que não?) demonstrações de carinho e afeto por parte dos fãs. Se ele não gosta disso, deveria vender balas no farol da esquina ou pastéis na porta da escola, porque desse tipo de gente (que trabalha duro todo santo dia e passa por cada perrengue que até Deus duvida) ninguém quer saber a história.
Eu fico me perguntando: e o trabalho do autor? E o seu livro, seu esforço, vai ficar tudo por isso mesmo? E o direito que nós todos temos assegurado na Constituição Federal vai ser esquecido assim, na frente de todo mundo, sem mais nem menos? Nós vamos deixar isso acontecer? Será que o nosso direito (e o direito do autor) não é digno de manifestação, de panelaço e de voz? E Roberto Carlos? Vai mesmo usurpar os direitos da população?

... E eu continuo a chorar a passividade do povo brasileiro...


"Tchau,
Vai ver se eu tô lá na esquina, devo estar..." Lenine

12 comments:

Thiago said...

Oi Amanda!

Sou estudante de jornalismo (também), e tô fazendo uma matéria sobre relacionamentos à distância. Encontrei um post seu bem interessante sobre o assunto e queria saber se podia te fazer umas perguntinhas pro meu texto.
A sua visão do tema difere de 90% das que eu já encontrei por aí (o pessoal no geral super acredita no amor distante). Rola?

Se rolar, me passa o seu e-mail e eu entro em contato. :)

tfperin@gmail.com

Valeu!

Anonymous said...

isso me lembra o que a Xuxa fez com o filme AMOR ESTRANHO AMOR...

A Estranha said...

sincera mente isso são coisas q devem ser ignoradas...as pessoas atingem patamares e se acaham os donos da história... por isso que não gosto dele, me da nauseas

Julis said...

Ele é um boboca, eu não sei pq tanta gente acha que ele é rei.

Anonymous said...

eu acho uma bobagem chamá-lo de rei.
cara, elvis presley tudo bem, olha a vida do cara, impulsionou uma geração e o sexo, drogas e rock n'roll.
agora e o robeto carlos? ele só sabe chorar sobre o leite derramado e hoje, existe alguém mais careta??

achei isso um absurdo.

bjão

she said...

Nossa, nem sabia que o Roberto Carlos tinha feito isso, que falta de senso hein.

Edhy Santos said...

Achei uma tremenda falta de respeito para com o autor!!!

Boa semana!

caracol menina ~° said...

ai. E se atendencia é piorar? Estaremos fu....dos.
Essa merda toda de chamar de rei ele e tal dá nisso. Se sentem os reis da cocada preta.
Nãoooooooooooooooo!!! se o povo parar de babar, pode ser que tenha jeito.

Boa semana p ti.
=****

Anonymous said...

Acho que ele se sentiu tão rei, que acabou esquecendo que existe liberdade de expressão, é uma pena que tenhamos que lidar com tantas coisas injustas nesse país :(

Um abraço Amanda!!

Esyath said...

Amanda,

talvez ele esteja confundindo privacidade de imagem/vida, com a liberdade de expressão/opinião.
Realmente é errado o que ele fez, pois não existem centenas de biografias de josé de alencar, de byron, até de mike tysson?
Cada qual escreve o que entendeu, e do modo que quer relatar.
É muita excentricidade, impedir que alguém expresse sua maneira de interpretar e de ver a vida de uma pessoa pública.
Se não queria tal notoriedade, porque nãp se tornou médico, ao invés de cantor?
Concordo com você em gênero, número e grau!
Bjs (Des])conexos!;)

Anonymous said...

amanda,gostaria de chamar vc pra uma suruba(não só relacionamento a distância,mas tambem)se rolar,mande um e-mail pra mim: tfperin@gmail.com valeu!

thiago perin said...

rola uma suruba na minha casa?