Tuesday, August 31, 2010

Barato X Caro

A lógica diz que as coisas mais caras são melhores que as mais baratas. No entanto, ando tendo problemáticas experiências em torno desta "verdade". Exemplo: usava uma bolsa de R$35. Ela durou 1 ano no meu ritmo alucinante: pesadíssima, cheia de tranqueiras, sendo esmagalhada constantemente no baú da minha moto. Quando ela ficou feia demais para usar, comprei uma que julgava ser melhor na Le Postiche: R$60, de couro sintético, confesso que mais bonita. Mas durou três meses. Começou a descascar e no fim das contas foi para o lixo.

Sapatos também são a mesma coisa. Tenho uma sandália linda, cara, que não uso porque estrupia meus pés e eu ODEIO sapato que me machuca. Já uma sandália baratinha, que comprei numa liquidação, é super confortável e eu adoro.

Fico me perguntando: quando a gente compra uma coisa cara está pagando por qualidade real ou apenas por uma ilusão de que está adquirindo algo melhor?

Thursday, August 05, 2010

Situações que endurecem o ser

Talvez tenha sido na primeira decepção, aquela que na hora você nem conseguiu medir o tamanho do estrago. Ou então na vez em que te deixaram esperando, logo você, que queria tanto. Quem sabe naquele momento em que percebeu que não adiantava fazer mais nada porque tudo estava acabado ou quando você se deu conta de que não tinha mais saída.

Pode ter sido tudo isso junto ou não; a verdade é que algumas coisas te endureceram. Te endureceram tanto que você chegou a pensar que nada mais te surpreenderia. Mas surpreendeu. Apesar de se achar preparado, certas situações te pegam completamente desprevenido.

Falando assim, o endurecimento parece fortalecer, mas a verdade é justamente a contrária: ele te enfraquece. Cada rasteira faz você acreditar menos no próximo, às vezes em si mesmo. Fica difícil confiar; difícil se entregar; difícil se aproximar. É como um campo minado: conforme o tempo passa, menos você conhece o terreno onde está pondo os pés. E tem medo de se decepcionar de novo, de chorar de novo, de sofrer de novo.

Mas às vezes não dá para evitar. Você escapa de um, de outro, mas finalmente algum soco te acerta. E você endurece. E se perde mais um pouco.